Com 9% de umidade, Cuiabá foi a capital mais seca do país nessa terça-feira (10)
11/09/2024
A capital registra temperaturas acima dos 42°C, desde o início de setembro. Segundo o Inmet, o Centro-Oeste é a região com pior situação prevista e todos os estados da faixa central devem ter baixa umidade. Segundo o Inmet, o Centro-Oeste é a região com pior situação prevista e todos os estados da faixa central devem ter baixa umidade.
Mariana Mouro
Cuiabá registrou o menor nível de umidade relativa do ar no país, nessa terça-feira (10). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice de 9% foi registrado no período da tarde, na capital. A previsão é que a situação de seca se repita nesta quarta-feira (11), e o instituto emitiu alerta amarelo (perigo potencial) para baixa umidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
🔥A onda de calor que atua sobre o país agrava a situação. As frentes frias – e, consequentemente, a chuva volumosa – não têm conseguido avançar para o interior do Brasil. Isso mantém o tempo extremamente seco.
De acordo com o Inmet, o Centro-Oeste é a região com pior situação prevista e todos os estados da faixa central devem ter baixa umidade (veja no mapa abaixo).
Região em amarelo no mapa deve ter umidade entre 30% e 20% nesta terça (10).
Inmet
Ainda de acordo com o instituto, a capital registra desde o início de setembro e pelo quarto dia consecutivo temperaturas acima dos 42°C. O último recorde de temperatura foi registrado no domingo (8), quando a capital registrou 42,8°C.
LEIA MAIS:
Todas as regiões do Brasil devem ter baixa umidade nesta terça; veja previsão
Com 42,8°C, cidade mais quente do país bate recorde de temperatura por dois dias consecutivos
💧Baixa umidade
A umidade do ar representa uma variável meteorológica que pode afetar o organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal é entre 40% e 70%.
A baixa umidade pode provocar ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma e a infecções virais e bacterianas. O sangue também fica mais denso por causa da desidratação e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias.
Quando o nível cai para menos de 30%, os prejuízos para a saúde podem ser: dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele e cansaço.
🤝Recomendações
Beba bastante água, mesmo se estiver sem sede
Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h
Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele
Use umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama
Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico
Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190)
Acompanhe as informações oficiais, por meio de sites, carros de som, rádio, SMS, entre outros, emitidos pela Defesa Civil ou outras autoridades de sua cidade
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp